Eugênio Simões Salomão

De Clube Atletico Mineiro - Enciclopedia Galo Digital
Revisão de 16h08min de 8 de maio de 2025 por Enrico Bruno (discussão | contribs) (→‎Carreira como jogador do Atlético)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Baiano
Informações pessoais
Nome completo Eugênio Simões Salomão
Data de nasc. 8 de outubro de 1958 (66 anos)
Local de nasc. Belo Horizonte , Brasil
Apelido(s) Baiano
Informações profissionais
Posição Ex-atacante
Total de jogos pelo Galo


Biografia

Eugênio Simões Salomão, mais conhecido como Baiano é um ex-jogador das categorias de base do Atlético que também fez carreira no clube como treinador e observador técnico. É filho de Jamil Geraldo Salomão, que foi Conselheiro do Clube e diretor da categoria o infantil nos anos 70. Também é irmão de Elias Simões Salomão, conhecido como Branco, que atuou no profissional do Galo entre 1973 e 1980.

Baiano passou pelas categorias Infantil e Juvenil do Galo antes de se profissionalizar como jogador. Após se aposentar, retornou ao Atlético para atuar na base, onde acumulou 43 anos como funcionário.

Mais de 40 anos de casa

Desde 1980, e já como técnico, Baiano foi campeão por 25 vezes na base , com destaque para seis títulos mineiros no infantil, três no juvenil e um nos juniores. No total, comandou os times do Galinho nas seguintes categorias: pré-infantil (Sub-12), Infantil (Sub-15), Juvenil (Sub-17), Junior (Sub-20) e aspirantes (o equivalente ao atual Sub-23). Foi um dos responsáveis por revelar grandes nomes do clube, como o goleiro Diego Alves, o zagueiro Clebão, os laterais Marcos Rocha e Dedê, e os meias e atacantes Ramon, Bernard, Mancini e Rafael Moura.

A partir de 2019, Baiano passou a atuar como Observador Técnico do Atlético, permanecendo na função até abril de 2025. Ao todo, passou pelas gestões de 12 presidentes: Walmir Pereira, Elias Kalil, Nelson Campos, Afonso Paulino, Paulo Cury, Nélio Brant, Ricardo Guimarães, Ziza Valadares, Alexandre Kalil, Daniel Nepomuceno, Sérgio Sette Câmara e Sérgio Coelho.

Outros trabalhos


Além do Atlético, Baiano também foi treinador de outros clubes em parceria com o Galo. Sempre ligado às categorias de base, ele também esteve na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), de 1987 a 1992. Como técnico da categoria sub-16, foi campeão sul-americano de 1988, em torneio sediado no Equador. No mesmo ano, participou como auxiliar técnico do time sub-20 da Seleção Brasileira que conquistou o Campeonato Sul-Americano, na Argentina.


Atualmente, Eugênio Salomão também é presidente da Associação dos ex-atletas do Clube Atlético Mineiro (AEXCAM) e presta serviços voluntários ao Instituto Galo. Memória viva do clube, Baiano ainda contribui para o Centro Atleticano de Memória no processo de implantação do Museu do Galo e do Memorial da Sede de Lourdes.



Ficha Técnica

Nome: Eugênio Simões Salomão
Posição: Atacante
Data de Nascimento: 08 de Outubro de 1958
Local: Belo Horizonte

Carreira como jogador do Atlético

Atlético (Infantil) - 1972/1973
Atlético (Juvenil) - 1974/1976

Títulos como jogador do Atlético

1972 Campeonato Mineiro (Infantil) - Atlético
1973 Campeonato Mineiro (Infantil) - Atlético
1974 Campeonato Mineiro (Infantil) - Atlético
1975 Campeonato Mineiro (Juvenil) - Atlético
1976 Campeonato Mineiro (Juvenil) - Atlético

Carreira como treinador das categorias de base do Atlético

Atlético (Pré-infantil, Sub-12)
Atlético (Infantil, Sub-15)
Atlético (Juvenil, Sub-17)
Atlético (Júnior, Sub-20)
Atlético (Aspirantes, Sub-23)