Diego da Silva Costa: mudanças entre as edições

De Clube Atletico Mineiro - Enciclopedia Galo Digital
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
Linha 16: Linha 16:
| revelado          = {{BRAb}} {{SPb}} Barcelona Esportivo (''[[2006]]'')
| revelado          = {{BRAb}} {{SPb}} Barcelona Esportivo (''[[2006]]'')
| ultclube          =  
| ultclube          =  
| clubenumero        =  
| clubenumero        = 19
| posição            = [[:categoria:Atacantes|Atacante]]
| posição            = [[:categoria:Atacantes|Atacante]]
| princlubes        = <small>'''Atlético''', [[SC Braga-POR|SC Braga]],[[Atlético Madrid-ESP|Atlético Madrid]],[[Chelsea-ING|Chelsea]]
| princlubes        = <small>'''Atlético''', [[SC Braga-POR|SC Braga]],[[Atlético Madrid-ESP|Atlético Madrid]],[[Chelsea-ING|Chelsea]]

Edição das 16h56min de 19 de agosto de 2021

Diego Costa
Informações pessoais
Nome completo Diego da Silva Costa
Data de nasc. 7 de outubro de 1988 (36 anos)
Local de nasc. Lagarto , Brasil
Altura 1,88 m
Peso 83kg
Apelido(s)
Informações profissionais
Clube atual Atlético (2021)
Número 19
Posição Atacante
Revelado por Barcelona Esportivo (2006)
Princ. clubes Atlético, SC Braga,Atlético Madrid,Chelsea
Total de jogos pelo Galo


Biografia

Diego da Silva Costa, mais conhecido como Diego Costa, é um futebolista brasileiro naturalizado espanhol, que atua como centroavante. Atualmente está no Atlético.

Início

Diego buscou oportunidade no estado de São Paulo ainda muito jovem. Entre 2004 e 2005, jogou pelo Barcelona Esportivo Capela.Depois foi indicado ao Sporting Clube de Braga, que o adquiriu e emprestou ao Penafiel.Chegou ao Atlético de Madrid no dia 10 de julho de 2007.

Atlético Madrid

Após ser contratado pelo Atlético de Madrid em 10 de julho de 2007, Diego foi emprestado a outras equipes e teve destaque no Valladolid na temporada 2009–10.

2010–11

Diego Costa retornou ao Colchoneros, para a temporada 2010–11, inicialmente como um substituto para Sergio Agüero e Diego Forlán (o Atlético também pagou uma quantia não revelada ao Braga para comprar todos os 30% dos direitos econômicos do jogador). Na campanha da conquista da Supercopa da UEFA de 2010, Diego não foi utilizado.

Em 26 de setembro de 2010, com Agüero substituído por lesão, Diego marcou o único gol do jogo contra o Real Zaragoza. Em 3 de abril do ano seguinte, já como titular após técnico Quique Flores tirar Forlán de sua posição, ele marcou todos os gols de sua equipe na vitória por 3–2 no estádio do Osasuna.

2011–12

No dia 23 de janeiro de 2012, Diego foi emprestado ao Rayo Vallecano, até o final da temporada 2011–12. Ele marcou quatro gols em suas três primeiras partidas, dois deles na vitória de 5–3 sobre o Levante. Acabou seu período de empréstimo com uma boa média, com 10 gols em 16 jogos.

2012–13

Diego marcou gol de empate do Atlético no confronto na final da Copa do Rei contra o Real Madrid, partida ganha pelos Colchoneros por 2–1, rendendo o título para o Atlético de Madrid no dia 17 de maio de 2013. Ele e Cristiano Ronaldo tinham ido para a partida como artilheiros do torneio e, portanto, o oitavo gol de Diego fez dele o artilheiro isolado da competição.

2013–14

Em meados de 2013, Diego foi fortemente ligado a uma transferência para o Liverpool, que supostamente oferecia € 25 milhões e ofereceu-lhe três vezes o salário que recebia no Atlético de Madrid. No entanto, ele preferiu ficar no clube e renovou seu contrato até 2018, ao mesmo tempo, duplicando o seu salário; dias mais tarde, no primeiro jogo da nova temporada, marcou dois gols na vitória por 3–1 sobre o Sevilla.

Em 24 de setembro de 2013, Diego Costa marcou os dois gols numa vitória por 2–1 em casa sobre o Osasuna. Quatro dias depois, no derby de Madrid, ele marcou o único gol do jogo para fazer a segunda vitória sobre o Real Madrid no Santiago Bernabéu em menos de cinco meses. Por conta de suas performances, ele ganhou o prêmio de jogador do mês de setembro de 2013. Em seu aniversário de 25 anos, em 07 de outubro de 2013, ele marcou seu décimo gol em oito jogos no campeonato, igualando sua marca da temporada anterior. Todas essas partidas foram vencidas pelo time madrileño, estabelecendo um novo recorde de melhor início de temporada. Em 23 de novembro de 2013, Diego Costa marcou um gol de voleio num cruzamento por Gabi em uma vitória sobre o Getafe; o gol foi indicado para o Prêmio Puskás da FIFA.

Em 22 de outubro de 2013, Diego marcou em sua estreia na Liga dos Campeões, com dois gols contra o Austria Wien. Em 19 de fevereiro do ano seguinte, na primeira fase eliminatória, ele marcou único gol do jogo contra o Milan, marcando aos sete minutos do primeiro tempo, após um escanteio marcado por Gabi, fez mais dois gols na segunda partida, ganhando o jogo por 4–1, fazendo o Atlético passar para as quartas-de-final pela primeira vez em 17 anos.

Em 30 de abril de 2014 Diego sofreu um pênalti e converteu o gol nas semi-final da Liga dos Campeões contra o Chelsea, o Atlético de Madrid venceu por 3–1 no Stamford Bridge e avançou para a final da competição pela primeira vez desde 1974. Ele terminou a temporada da liga com 27 gols sendo o terceiro maior artilheiro, e a equipe conquistou o título pela primeira vez desde 1996, mas foi substituído aos 16 minutos do último jogo da temporada contra o Barcelona devido a uma lesão muscular. O Atlético de Madrid procurou curar a lesão do atacante para a final da Champions League contra o Real Madrid, mandando o jogador para a Belgrado para o tratamento com placenta de cavalo, e ele foi incluído na partida para o jogo decisivo, mas deixou o campo após oito minutos em uma eventual perda 4–1; Diego Simeone mais tarde admitiu um erro pessoal na escolha do jogador para começar a final, apesar de sua recente lesão.

Andrés Iniesta chamou Diego Costa de "imelhorável", esse apelido de acordo com suas palavras:

" A quantidade de circunstâncias que gera a cada partida e o rendimento fazem com que ele esteja neste lugar. "

Chelsea

Em 1 de julho de 2014 transferiu-se ao Chelsea por 32 milhões de libras (R$ 120 milhões), o valor referente à cláusula de rescisão do contrato com o Atlético de Madrid. Após a saída do atacante Demba Ba, Diego Costa herdou o número 19, mesmo número que ele usava em seu ex-clube Atlético de Madrid e na seleção espanhola.

Diego fez sua primeira partida pelo Chelsea em 27 de julho de 2014, num amistoso contra o Olimpija, da Eslovénia. Já em sua estreia marcou seu primeiro gol, após uma assistência de Cesc Fàbregas, dando a vitória por 2–1 aos Blues. Diego Costa, em seguida, marcou seu segundo gol na pré-temporada em uma vitória por 2–0 num amistoso contra o Fenerbahçe, em 8 de agosto, descrito pelo jornal Daily Mail como um "wondergoal". Ao fim da pré-temporada, marcou dois gols sobre o Real Sociedad no dia 12 de agosto, numa vitória de 2–0 no Stamford Bridge.

Sua primeira partida oficial pelo Chelsea foi em 18 de agosto de 2014, contra o Burnley. Logo em sua estreia, marcou seu primeiro gol oficial pelo time inglês, fazendo o gol de empate da equipe em uma vitória por 3–1. Após fazer um início de temporada surpreendente, Diego Costa ganhou o prêmio de melhor jogador do mês de agosto da Premier League.

No dia 13 de setembro de 2014 Diego Costa marcou seu primeiro hat-trick pelo Chelsea na vitória por 4–2 diante do Swansea, o atacante brasileiro naturalizado espanhol quebrou um recorde ao ser o único jogador a marcar sete gols na quatro primeiras rodadas da Premier League, superando a marca de seis gols de Sergio Agüero e Micky Quinn, além de ter se tornado, em 2016, o jogador brasileiro com mais gols na Premier League, com 30 gols, superando a marca de Juninho Paulista pelo Middlesbrough. Em 8 de maio de 2017, Costa abriu o placar na vitória contra o Middlesbrough no Stamford Bridge, chegando a marca de 20 gols na temporada 2016–17 e se tornando assim apenas o terceiro jogador do Chelsea, depois de Jimmy Floyd Hasselbaink e Didier Drogba, a marcar ao menos 20 gols em duas temporadas distintas da Premier League.

Retorno ao Atlético de Madrid

No dia 21 de setembro de 2017, o Atlético de Madrid confirmou por meio de um comunicado, ter chegado a um "princípio de acordo" com o Chelsea, pela contratação do atacante. Devido a janela de transferências estar fechada, só pode estar apto para jogar a partir de janeiro de 2018. Fez sua reestreia em 3 de janeiro de 2018, em partida contra o Lleida, pela jogo de ida das oitavas de final da Copa do Rei de 2017–18. Diego entrou no decorrer da partida e precisou de apenas 5 minutos para voltar a marcar pelo Atlético, em jogo que terminou 4–0 para a equipe colchonera. Na partida seguinte, começou como titular no jogo contra o Getafe, pela La Liga, sendo também sua primeira partida no Wanda Metropolitano. Marcou o segundo gol na vitoria por 2 a 0.

Rescindiu seu contrato no final de dezembro de 2020.

Seleção Brasileira

Em 5 de março de 2013, Diego Costa foi convocado por Luiz Felipe Scolari, para as partidas amistosas contra a Itália, em Genebra, e a Rússia, em Londres.

Seleção Espanhola

Recebeu a cidadania espanhola em 5 de julho de 2013. Em 29 de outubro de 2013, Costa declarou que ele queria defender a Seleção Espanhola, no envio de uma carta para a Confederação Brasileira de Futebol.

Esta "troca" de seleções só foi permitida pois a FIFA diz que um jogador só pode defender um país em jogos oficiais pela Seleção principal. Não são considerados neste caso nem amistosos nem jogos pelas categorias de base - times olímpicos, sub-20 ou sub-17.

Debutou no dia 5 de março de 2014, contra a Itália.

Sua participação na Copa do Mundo FIFA de 2014 esteve em suspenso devido a lesão obtida na final da Liga dos Campeões de 2013–14 contra o Real Madrid, porém foi convocado e jogou as duas primeiras partidas da seleção no Grupo B.

Foi só em seu sétimo jogo pela Seleção Espanhola em que Diego Costa marcou seu primeiro gol na goleada por 4–0 diante da Seleção Luxemburguesa em partida válida pelas Qualificações para a Euro 2016.

Atlético

Em Agosto de 2021, Diego Costa foi anunciado como grande reforço do Galo para a temporada.

Ficha Técnica

Nome: Diego da Silva Costa
Posição: Atacante
Data de Nascimento: 7 de outubro de 1988
Local: Lagarto-SE

Estatísticas

Ver artigo principal: Estatísticas de Diego Costa pelo Atlético

Carreira

Barcelona Esportivo-SP - 2004/2006 - (Sub-17)/(Sub-20)
FC Penafiel-POR - 2006/2007
Braga - 2006/2007
Celta de Vigo - 2007/2008
Albacete - 2008/2009
Real Valladolid - 2009/2010
Atlético Madrid - 2010/2011
Rayo Vallecano - 2011/2012
Atlético Madrid - 2012/2014
Chelsea - 2014/2017
Atlético Madrid - 2017/2020
Atlético - 2021

Multimídia

Títulos

2010 - Supercopa da UEFA - Atlético Madrid
2012 - Supercopa da UEFA - Atlético Madrid
2012/13 - Copa do Rei - Atlético Madrid
2013/14 - La Liga - Atlético Madrid
2014/15 - Premier League - Chelsea
2014/15 - Copa da Liga Inglesa - Chelsea
2016/17 - Premier League - Chelsea
2017/18 - Liga Europa da UEFA - Atlético Madrid
2018 - Supercopa da UEFA - Atlético Madrid
2020/21 - La Liga - Atlético Madrid

Outros

2012/13 - Artilheiro da Copa do Rei - Atlético Madrid
2013/14 - Seleção da La Liga - Atlético Madrid
2013/14 - Seleção da Uefa Champions League - Atlético Madrid
2014/15 - Equipe do ano pela PFA - Chelsea
2018 - - Artilheiro da Supercopa da Uefa - Atlético Madrid

Referências