Omero Pieri: mudanças entre as edições

De Clube Atletico Mineiro - Enciclopedia Galo Digital
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
{{Info Atletas aposentados
{{Info Atletas aposentados
| apelido            = Espanhol
| apelido            = Espanhol
| image              =  
| image              = [[Imagem:1942_Espanhol_270.jpg|270px]]
| nome_completo      = Omero Pieri
| nome_completo      = Omero Pieri
| nascimento        = [[25 de Abril]] de [[1917]]
| nascimento        = [[25 de Abril]] de [[1917]]

Edição das 14h43min de 22 de agosto de 2009

Espanhol
Informações Pessoais
Nome completo Omero Pieri
Nascimento 25 de Abril de 1917
Cidade natal Castel de Piano, Itália
Apelido Espanhol
Atlético
Jogos 5
Gols 4 gols sofridos
Estreia CAM 2 x 1 Cruzeiro-MG - 08/01/39
Último jogo CAM 1 x 2 Atlético-PR - 15/05/42
Vitórias 4
Empates 1
Derrotas 0
Títulos Campeonatos Mineiros de 1941 e 1942
Observações Atualizado em 22/08/09
Carreira
Revelado por Atlético
Atuou como Goleiro
Principais clubes Atlético, Aeroporto



Biografia

Omero Pieri, mais conhecido como Espanhol, foi goleiro do Atlético de 1939 até 1942. Nascido na cidade de Castel de Piano, região italiana da Toscana, chegou ao Brasil com 13 anos, após morar por alguns anos em Barcelona, Espanha. Na partida decisiva do Mineiro de 41, substituiu Kafunga e garantiu o título ao Galo. Naquela ocasião, o Galo derrotou o Siderúrgica por 2 a 1.

Texto escrito por Espanhol

"1930 - Com 13 anos, chegada ao Brasil indo diretamente para Belo Horizonte. No dia vinha de Barcelona, Espanha, onde morei alguns anos. Achei que falando espanhol com as pessoas estava sendo mais compreendido do que falar em italiano. Daí que "nasceu" o apelido de Espanhol".

"1935 - As primeiras "peladas" foram suburbanas. Perto de casa, na rua Timbiras, os terrenos em 1935 ainda eram só mato onde os "peladeiros" suburbanos faziam ali o seus campinhos de futebol. Espanhol começou a jogar no time Glória F.C. como goleiro titular. Chegou a ser considerado por todos os esportistas do subúrbio como "O Astro Suburbano". Nessa mesma época, comecei a jogar no juvenil do Palestra Itália, hoje Cruzeiro, onde brilharam jogadores como Geraldo I (goleiro), Alcides, Bengala e Niginho. Minha ida para o Atlético foi através de um convide do Campeão, massagista e técnico do juvenil, que gostou da minha atuaçao em jogo do juvenil Atlético e Palestra no campo do Atlético".

"Primeira e única expulsão: foi num jogo Aeroporto e Palestra Itália, no dia 24 de setembro de 1941. Transcrito do jornal "Estado de Minas": "O final do jogo foi tumultuado. Quando o Palestra apertava o cerco para construir um placard amplo, Niginho pula sobre Espanhol que responde com um pontapé "discreto" (no bumbum), sendo expulso de campo." Crônica assinada pelo conceituado cronista esportivo Carlos Etiene de Castro".

"Campeonato Mineiro de 1941: partida final entre o Atlético Mineiro e Siderúrgica realizado no dia 29 de março de 1942 no campo neutro, do América F.C.. Com a vitória por 2 a 1, o Atlético consagrou-se campeão mineiro de 1941. Equipe campeã: Espanhol - Ramos - Joaquim - Cafifa - Hemetério - Bigode - Galego - Baiano - Tião - Nicola - Resende. O jornal "O Diário" apreciando a atuação individual dos 22 jogadores: "Espanhol - só o fato de substituir o notável Kafunga jogou sobre os ombros do jovem (25 anos) uma responsabilidade enorme. Mas Espanhol desmanchou qualquer alusão pessimista antecipada que por ventura fora feita. Sua colocação impecável e o goal de Mangueira surgiu como inigualável, sem defesa. O tiro de Rômulo anterior ao tento foi desviado com maestria. Afinal, Espanhol foi o heroi que surgiu no úlimo compromisso para ser campeão."

A conquista: um grupo de atleticanos entusiasmados com o esplêndido triunfo obtido pelo alvinegro, fez um oferecimento financeiro a cada jogador campeão de 41 a importância de 500 réis como prêmio pela façanha. O "Estado de Minas" do dia 1° de abril de 1942 deu as seguintes notícias: "Espanhol ofereceu uma festa aos amigos - Espanhol, o homem que substituiu Kafunga no arco atleticano no jogo de domingo contra o Siderúrgica não ponde conter à sua satisfação de ser, pela primeira vez, campeão mineiro. E, como expansão à sua justa alegria, reuniu seus amigos na "Casa de Minas" para comemorar o triunfo naquele mesmo dia. O entusiasmo e a cordialidade imperaram, tornando-se mais acentuados à medida que as "louras suadinhas" eram "enxugadas". A oratória propagou-se como um incêndio, tomando toda a turma. Nessa ocasião, palavras de amizade foram dirigidas a Espanhol. A festa, lógico, foi patrocinada com os 500 réis do prêmio recebido. Dinheiro bem gasto!!

Ficha Técnica

Nome: Romero Pieri
Posição: Goleiro
Data de Nascimento: 25 de Abril de 1917
Local: Castel de Piano-ITA

Carreira

Glória-MG - 1935
Atlético - 1939/1940
Aeroporto-MG - 1941
Atlético - 1942
América-MG - 1943

Multimídia

Entrevista com o goleiro Espanhol na TV Galo em 13 de julho de 2009:

Partidas Disputadas

Títulos

1941 - Campeonato Mineiro - Atlético
1942 - Campeonato Mineiro - Atlético